Docs
Reveja o capítulo introdutório de LIMITES, clicando AQUI. Para retornar, clique em VOLTAR no seu BROWSER.
Considere a figura abaixo, que representa o gráfico de uma função y = f(x), definida num intervalo de números reais.
Observando a figura, podemos definir o seguinte quociente, denominado razão incremental da função y = f(x), quando x varia de x0 para x0 + x0 :
Se você não entendeu porque o quociente acima é igual à tg , revise TRIGONOMETRIA, clicando AQUI. Para RETORNAR, clique em VOLTAR no seu BROWSER.
Define-se a derivada da função y = f(x) no ponto x = x0, como sendo o limite da razão incremental acima, quando x0 tende a zero, e é representada por f ' (x0) , ou seja:
Nota: a derivada de uma função y = f(x), pode ser representada também pelos símbolos y ' ou dy/dx.
Observe que quando x0 0 , o ponto Q no gráfico acima, tende a coincidir com o ponto P da mesma figura., definindo a reta r , que forma um ângulo com o eixo horizontal (eixo das abcissas), e, neste caso, o ângulo SPQ = .tende ao valor do ângulo .
Ora, quando x0 0 , já vimos que o quociente y0 / x0 representa a derivada da função y = f(x) no ponto x0. Mas, o quociente y0 / x0 representa , como sabemos da Trigonometria, a tangente do ângulo
SPQ = , onde P é o vértice do ângulo. Quando x0 0 , o ângulo SPQ = , tende ao ângulo .
Assim, não é difícil concluir que a derivada da função y = f(x) no ponto x = x0 , é igual numericamente à tangente do ângulo . Esta conclusão será muito utilizada no futuro.
Podemos escrever então: f '(x0) = tg
Guarde então a seguinte conclusão importante:
A derivada de uma função y = f(x) num ponto x = x0 , coincide numericamente com o valor da tangente trigonométrica do ângulo formado pela tangente geométrica à curva representativa de y = f(x), no ponto x = x0.
Estou falando há muito tempo em DERIVADAS, e ainda não calculei nenhuma!
Vamos lá!
Existem