DOCS PAULO
No século XVIII, alguns cientista começaram a manifestar suas discordância sobre essa teoria.
Mas o trabalho mais significativo foi o do físico JOSEPH BLACK, no qual deu uma grande contribuição ao estudo do calor. Ele formulou duas teorias importantes. (slide)
A primeira a do CALOR ESPECIFICO OU CALOR SENSÍVEL, que dizia que diferentes corpos tem capacidades diferentes de armazenar energia. ( Ex slide uma barra de ferro absorve mais calor que um pedaço de madeira.)
A segunda o CALOR LATENTE, que é um calor necessário para que haja mudança no estado físico da matéria. (Ponto de Fusão)
No fim do século XVIII, Benjamim Thompson um americano que defendia a teoria por fricção.
Ele se mudou para a Europa, e foi chamado para trabalhar em uma fábrica para excecionar a fabricação de canhões, e ele viu que quando as brocas mais grossas entravam nos canhões tanto a broca quanto os canhões esquentavam, mais quando brocas mais finas dai ele colocou a teoria do calórico em duvida, como poderia surgir calórico do nada?
Em 1798 ele apresentou essa ideia a sociedade real de ciências de Londres, mas não foi aceita.
Então posteriormente outro físico um francês Sadi Carnot, fez uma serie de pesquisas em motores, movido a calor, a mais importante foi o estudo que ficou conhecido como ciclo de Carnot,na qual estabeleceu as características ideais de uma máquina térmica, que funciona num ciclo térmico particular com intuito de economizar ao máximo possível a energia ultilizando o próprio calor. mas a teoria do calórico só veio abaixo em 1843 com James Prescout