dOCIMOLOGIA
Vinícius de Souza Sanches
Março / 2014
INTRODUÇÃO
A palavra “Docimologia” significa “o estudo sistemático dos exames (atribuição de notas, variabilidade interindividual e intraindividual dos examinadores, factores subjetivos, etc.)”, conforme afirma Piéron. Esse estudo sistematizado iniciou-se nos anos 20 pelo eminente psicólogo francês Henri Piéron, considerado o fundador da Docimologia.
Os primeiros trabalhos relacionados à docimologia identificaram uma instabilidade em relação às diferenças interindividuais e intraindividuais, da validade e da precisão. Com o desenvolvimento da investigação dessas divergências, foi-se necessário uma medida para atenuação delas, de forma a solucionar o problema.
O texto examina questões da avaliação escolar em termos do seu enquadramento no sistema educativo e as formas pelas quais se efetua, refere as principais conclusões dos primeiros trabalhos docimológicos e explora as novas perspectivas deles decorrentes, analisa vários aspectos do aperfeiçoamento dos métodos e das técnicas de avaliação escolar e faz um balanço de resultados investigatórios sobre mecanismos cujo isolamento experimental revelou constituir fatores intervenientes na avaliação de provas escolares.
Avaliar significa julgar, em um sentido lato, em referência a um critério. Em estudo recente, os objetivos educacionais são sistematizados enquanto fins de ação educativa em três grupos: objetivos gerais, específicos e objetivos concretos, sendo que os objetivos gerais são de caráter axiológico, os de objetivo específico são formulados em termos comportamentais e que estão na base dos planos de estudo e os objetivos concretos são pontuais, visados pela situação de aprendizagem escolar e que supõem processos de verificação, conforme ensina Besse. As especificações dos objetivos pedagógicos são dadas ao nível dos programas de ensino, sob o ponto de vista do conteúdo.
O