Docentes Do Ensino Fund
docentes d o
ensino fundamental I
INFORMAÇÕES E ATIVIDADES
DO QUE SE TRATA O
CHEGA DE BULLYING?
Estas páginas são destinadas aos docentes de escolas do ensino fundamental I, porque são eles que acompanham diariamente os meninos e as meninas, que melhor os conhecem e procuram seu bem-estar desde a infância.
É grande o papel da escola em detectar e deter o bullying.
Não é um problema simples, envolve toda a comunidade escolar (estudantes, docentes, familiares) e requer informações para abordá-lo profundamente.
Trabalhar o tema a partir da perspectiva de melhorar a convivência na escola permite avançar no fortalecimento da cultura democrática. Abordar a noção do “outro” ou da “outra” como “semelhante” implica o reconhecimento das diferenças e, ao mesmo tempo, a afirmação da sua condição de igualdade de direitos.
Todos os meninos e meninas têm direito de viver sem ser vítimas de violência. Docentes, meninos e meninas têm direito a escolas seguras, ao respeito mútuo e a que se assuma a responsabilidade de proteger a todos.
Para acabar com o bullying é necessário se informar e não ficar calado. Se os meninos e meninas conversarem com seus pais, mães, educadores e outros adultos de confiança, é possível acabar com o bullying. Mas são necessários um plano de ação, debates construtivos, um pouco de coragem e muitos conselhos práticos para fazer frente a esse problema.
2
DOCENTES
Se os docentes não ficarem calados e abordarem o tema em suas aulas, pode-se fazer das escolas lugares onde meninos e meninas aprendam e desfrutem de um ambiente seguro.
Assim, o respeito mútuo se tornará uma norma de convivência válida para toda a comunidade.
As informações contidas nesta apostila serão apenas o ponto de partida para saber o que é o bullying. Sem dúvida, conhecer o problema é o primeiro passo para detê-lo.
EDUCAR PARA UMA
BOA CONVIVÊNCIA
Trabalhar em uma escola onde existe diálogo, inclusão, espaço para a resolução de conflitos e onde são firmadas
diretrizes