Docas relatório do capítulo
Feira de Santana, 04 de Dezembro de 2012.
Assunto: Resumo do capitulo 05– Docas do livro Capitães da Areia de Jorge Amado.
Sr. Fernando Barbosa:
Tendo sido solicitado para fazer o resumo do capítulo acima do livro Capitães da Areia de Jorge Amado, submeto à apreciação da V.Sa., para ler e relatar as linhas obtidas em tal capítulo das providencias que, nessa direção, tomei:
2. Em 30 de Novembro de 2012, iniciei o resumo, do capítulo 5 “Docas”, que lendo aperfeiçoei-me um pouco mais no assunto.
3. Docas, trata-se de um lugar por onde os capitães da areia ficavam, ali também foi onde Pedro Bala encontrou-se com as lembranças do seu pai. E assim angustiado pelas lembranças. Eleencontrou uma menina que estava nas docas, com ela queria esquecer a conversa da tarde com João de Adão, conversa que lhe alegra por saber que seu pai era um homem valente do cais, mas também o deixou oprimido por saber das lutas que os estivadores passavam e um dia jurou vingança pela morte do pai.
4. De acordo com a leitura feita por minha pessoa, “Docas” ou Armazémficam situados no cais, por onde: Pedro Bala, Boa-Vida, pirulito, Querido-de-Deus (que estava pra desembarcar nas Docas), João de Adão (um estivador, um antigo grevista) e uma negra (vendedora de laranjas). O autor aborda nesse capítulo, o sofrimento dos estivadores de navios e a luta de um deles por melhorias para os tais.
5. No decorrer deste capítulo compreendi, que as lembranças nos aproximam de algo seja bom ou ruim, mas depende de nós escolhermos apenas a que nos faz bem.
Sem meias palavras vejo a oportunidade para agradecer a V.Sa., Fernando Barbosa a confiança depositada em mim para tão importante missão.
Atenciosamente,
Josimar Carneiro de Jesus.
Técnico em Manutenção Automotiva.
Malt 06