doc 1
Contactores e reles………………………………..2
Contactos principais e auxiliares……………………...3
Temporizadores electrónicos e electromecânicos…………4
Sensores ……..………………………………..5
Detetores……………………………………….6
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre os automatismos electromecânicos.
Automatismos electromecânicos, pneumático ou hidráulico é todo dispositivo electrónico capaz de por si controlar o funcionamento de uma máquina ou processo.
Exemplos automatismos: escadas rolantes, elevadores, portas automáticas, semáforos, linhas de montagem das fábricas, etc.
Contactores e reles:
O contactor é um órgão de comando electromagnético constituído por um electroíman: bobina e armadura com uma parte fixa e outra móvel; e um conjunto de contactos, uns fixos e outros móveis, auxiliares com a parte móvel da armadura que alojados numa câmara de extinção de arco voltaico. O estado do contacto, normalmente aberto (NO) ou normalmente fechados (NF), altera-se quando uma corrente eléctrica percorre a bobina.
Contactos Principais e auxiliares
São contactos instantâneos cuja função é específico para estabelecer ou interromper o circuito principal, através da qual o fluxo é transportado a partir da rede para a carga, a qual tem de ser devidamente calibrada e dimensionadas para permitir a passagem de correntes exigidas pela carregar sem risco de deterioração
FUNCIONAMIENTO: Os principais contactos estão conectados ao circuito que você quer governar. Garantir o estabelecimento e os tribunais tradicionais e pelo número de vias atuais podem ser bipolar, tripolar, tetra polar, etc. manobras realizadas simultaneamente em todas as faixas.
Contactos auxiliares
• Contactos auxiliares instantâneos
→ São destinados a assegurar a auto‐alimentação do contactor, os encravamentos, as sinalizações,