Doc 1
Tópicos especiais de administração
Caso de Ensino 8 - Banco Panamericano
1. Síntese do Grupo Silvio Santos
O Grupo Silvio Santos (Grupo SS), é um conglomerado de empresas de vários setores (comercial, comunicação, capitalização e cosméticos) e, até 2010, o financeiro.
Seu principal acionista, o empresário Silvio Santos, pseudônimo de Senor Abravanel, carioca de origem judaica, possui grande prestigio junto ao público, principalmente pelos programas no SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Em 12 de novembro de
2010, a revista IstoÉ Dinheiro informou que Sílvio vem aparecendo há vários anos como o maior pagador de Imposto de Renda do país, embora não conste nas listas das dez pessoas mais ricas do Brasil.
O site oficial (http://www.gruposilviosantos.com.br/) informa que o Grupo surgiu em 1958, quando o empreendedor Silvio abriu sua primeira empresa individual. Neste ano, iniciavam-se as atividades do “Baú da Felicidade”, modalidade de vendas a prazo na qual o cliente pagaria prestações de um carnê mensal para, ao final, receber seu dinheiro de volta em mercadorias à sua escolha. Um incentivo para as vendas do “Baú da Felicidade” era a possibilidade de o cliente participar de sorteios ao longo do plano de pagamentos, desde que estivesse com suas prestações rigorosamente em dia.
Os negócios prosperaram. A 1ª loja foi aberta, o “Baú da Felicidade” passou a financiar moradias e Silvio comprou duas horas na grade televisiva de um grande canal de televisão de São Paulo. Neste momento, o empresário aproveitou o horário para veicular propaganda do “Baú da Felicidade”.
A expansão do Grupo continuou ao longo da década de 1970. Houve a diversificação dos setores de atuação, com empresas tais como corretoras, lojas de móveis e eletrodomésticos, financeira, de publicidade e previdência privada.
O SBT, carro chefe do Grupo, surge na década de 1980, iniciando suas atividades em 1981. A maior exposição na mídia propiciada