Doação de órgãos
Quais e quantas partes do corpo humano podem ser doadas para transplantes? Rins, pulmões, córneas, válvulas cardíacas, coração, pâncreas e fígado são frequentemente doados. Além destes, temos a doação de intestino delgado, pele e ossos ou até mesmo uma parte completa (mão e face).
Existe limite de idade para ser doador de órgãos e tecidos? Não. O que determina o uso de partes do corpo para transplantes é o estado saúde e a avaliação médica do doador.
Por que é difícil doar órgãos? Existe um desconhecimento geral sobre quem pode doar e o que pode ser doado. Isso dificulta a doação. Dessa forma, a maneira correta é procurar esclarecimentos e discutir sobre o assunto. Pode ser muito difícil discutir isso com seus familiares ou amigos, mas é necessário. Qualquer que seja sua vontade ou desejo, após esclarecer suas dúvidas, é muito importante que sua família saiba disso.
Como devo proceder se quiser ser doador? A atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.
Quando se pode doar? A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Para a doação de órgãos de pessoas falecidas, somente após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Tipicamente, são pessoas que sofreram acidente que provocou um traumatismo craniano ( acidente com carro, moto, quedas etc.) ou sofreram acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.
O que é morte encefálica? É a interrupção irreversível das atividades cerebrais, causada mais freqüentemente por traumatismo craniano, tumor ou derrame.