Doação de sangue e orgãos
DE SANGUE
E óRGÃOS
[pic]
Equipe de trabalho
Ana Márcia nº. 04
Daniela nº. 10
Edilene nº. 14
Juliana nº. 25
Maria nº. 30
Rafael nº. 35
1° Módulo de Enfermagem
Matéria: Gestão
Prof. Resp. Telma
Escola Paula Souza
Maio /2008
Doação de sangue e Órgãos [pic]
Doação de sangue
Introdução
O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seriamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido. O sangue de pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. Elas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso. Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.
O que é doação
Doação é o ato de doar parte de sangue para ajudar outras pessoas que precisam de sangue.
Doadores são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes nem conhecem. Ao dedicar parte de seu tempo para doar um pouco de sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Requisitos básicos para doação de sangue • Estar em boas condições de saúde física e mental. • Ter entre 18 e 65 anos. • Peso igual ou superior a 50 kg. • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). • Ter doado após: 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres •