Do e Does
Oi pessoal. Gostaria de agradecer inicialmente às mensagens que têm chegado com pedidos de livros e envio de exercícios e redações para correção. Muito obrigado.
Tenho recebido também algumas dúvidas de assuntos básicos e gostaria de pedir desculpas. Ultimamente tenho sem querer colocado apenas material de gramática e vocabulário avançados. Vou me policiar para continuar colocando assuntos de nível básico também.
Ontem recebi algumas perguntas a respeito de como fazermos para usar o verbo to be e os auxiliares DO e DOES. É um assunto bem fácil mas extremamente importante. Ficar craque neste tópico é essencial para aprender assuntos mais difíceis depois. É como um aluno engenheiro um dia me disse com toda a razão: saber isso é como as 4 operações matemáticas básicas para um curso de Engenharia.
Mão à obra, então.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que o verbo to be (traduzido em 99% dos casos por SER e ESTAR) é um verbo que deve ser estudado à parte e normalmente não entra nas estruturas que são aplicadas a outros verbos.
Vamos lá: uma frase bem bobinha: She is Brazilian. Como vamos mexer com esta frase na negativa ? Simples, só acrescentando NOT ao verbo, que pode ou não vir abreviado.
Temos então: She is not Brazilian ou She isn´t Brazilian.
E para perguntas é só invertermos o TO BE com o sujeito da frase, ou seja, ele virá antes:
Is she Brazilian ?
Outros exemplos, agora usando o plural:
Afirmação - They are nice people.
Negativa - They aren´t nice people.
Pergunta - Are they nice people.
Usamos a mesma estrutura ao mencionarmos ações em andamento. A única diferença agora é que teremos, além do TO BE, um outro verbo, SEMPRE com ING.
Afirmação - She is watching TV.
Negativa - She isn´t watching TV.
Pergunta - Is she watching TV ?
Viram como é igual, como é fácil ?
Agora uma coisa MUITO IMPORTANTE: em uma oração em que haja verbo TO BE nunca existirá o auxiliar DO (ou sua variação DOES)