Do palco a pagina resenha
CURSO DE HISTÓRIA – 5 Período
DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História II
PROFESSOR: Ricardo Machado
ACADÊMICO: Luiz Fernando Kavalerski
CHARTIER, Roger. Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna (Séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
Oralidade e sua forma escrita:
Relações entre o teatro e o livro entre os séculos XVI e XVIII.
Roger Chartier é um historiador de origem francesa, professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France, ambos em Paris, e tem como tema central de suas pesquisas a literatura com ênfase nas praticas culturais da humanidade.
Em um de seus livros mais recentes denominado “Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna (séculos XVI-XVIII)” ele propõem-se à fazer um paralelo entre os séculos XVI-XVII com as companhias teatrais e o século XVIII com a época das luzes e seus leitores.
A obra é dividida em quatro capítulos. Um primeiro onde a principal discussão se da em torno das relações existentes entre as formas de oralidade (teatros e narrativas coletivas que contemplavam os não letrados) em paralelo com as publicações impressas, salientando as formas de escrita, como por exemplo as formas de pontuação e emprego de letras maiúsculas no inicio de palavras, que funcionavam como base norteadora para a entonação de voz que o narrador deveria utilizar quando citasse tais palavras. Um segundo, onde será discutido a forma de transição e edição dos textos de teatro, com foco nas companhias de impressão e nos responsáveis pela digitação dos textos, que em alguns casos acusados como agentes denegridores das peças fazendo adaptações nos textos sem antes consultar os escritores. Um terceiro, onde será discutido a relação entre o palco e a página propriamente dito, onde contempla-se as peças de teatro em paralelo com suas formas