DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DO MUNDO, de Marisa Lajolo
Marisa Lajolo é Mestre e Doutora em Letras, Teoria Literária e Comparada pela Universidade de São Paulo, concluiu seu pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e é atual professora da USP. Suas atuais linhas de pesquisa recobrem interesse por Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nas áreas de história da leitura, literatura infantil e/ou juvenil e Monteiro Lobato.
O livro de Marisa Lajolo, que recebeu o prêmio Jabuti de Ouro em 1994, foi publicado pela Editora Ática no ano de 1999, nos propõe uma reflexão sobre a leitura no contexto cultural brasileiro, expondo as complexidades sociais e históricas que estão presentes na abordagem desta prática na sala de aula, sendo um livro importante para todas as pessoas envolvidas no processo pedagógico e para interessados nas questões que cercam a leitura e seu ensino.
Logo na introdução da obra, Lajolo demonstra seguir uma visão “Freireana” de leitura, ao dizer que a apreciação de livros pode até ser aprendida na escola, mas, a leitura de mundo, aprendemos no nosso dia a dia, através da interação com ao nosso contexto social e as experiências que presenciamos.
O livro é dividido em 2 grandes partes. A primeira, “NO MUNDO DA LEITURA”, possui 6 capítulos e aborda a leitura na escola, passando por temas como o livro didático, a literatura infantil e juvenil, o desenvolvimento prático das leituras escolares e a formação dos professores. A segunda parte, “LEITURAS DO MUNDO”, possui 5 capítulos, abordando a questão da leitura do mundo, que nesta parte do livro ocupa a primeira plana, com a análise de textos literários que investigam a o leitor e a escola.
Na primeira pauta do livro, “A leitura literária na escola”, Lajolo expõe a violência simbólica que o aluno sofre quando os professores obrigam os mesmos a realizarem leituras obrigatórias, achando que desta maneira o ato de ler se tornará algo cotidiano (o que