Do fordismo acumula o flex vel

646 palavras 3 páginas
Do fordismo à acumulação flexível. Teorizando a
Transição: O fordismo

Angela Ernestina

Como caracterizar o fordismo?
Simbolicamente, é o ano 1914, sinaliza o início do sistema fordista de produção em massa. A consolidação se deu, efetivamente, após 1945, quando o fordismo constituiu o fundamento de um período de incremento do crescimento econômico, aliando-se com o keynesianismo, possibilitando um surto de expansões de alcance mundial, até mesmo em nações descolonizadas.

Depois da década de 1940, principalmente, aconteceu a sua consolidação fora dos Estados Unidos, na Europa e no Japão, por meio de políticas impostas na ocupação, ou mesmo por meio do
Plano Marshall e do investimento americano subseqüente.
Nestas novas localidades, entretanto, nem todos eram atingidos pelos benefícios do fordismo –algumas das críticas se relacionavam com a exclusão na negociação fordista dos salários, com a rigidez na realocação do trabalho de uma linha de produção para a outra e com a baixa qualidade de vida em um regime de consumo de massa padronizado. Ao Estado restava agüentar a desordem civil causada pelos grupos excluídos. E é neste contexto que começam a se formar correntes de oposição ao sistema – justo no momento em que o fordismo encontrou o seu ápice.

-Produção de massa, tb consumo de massa, caracterizando um sistema inovador de reprodução da força de trabalho, nova política de controle e gerência que culmina em uma sociedade democrática, racionalizada, modernista e populista. Nas palavras de Gramsci, “o maior esforço coletivo até então para criar”, não apenas um novo tipo de trabalhador, também um novo tipo de homem.

É necessário ressaltar, ainda, a dependência a uma séria de condições, compromissos assumidos pelos diferentes agentes da expansão
– Estados, capital corporativo, trabalho organizado - para que esta pudesse realmente se concretizar, sintetizando uma modalidade alternativa de equilíbrio de poder.

1- Os sindicatos: relevância/ submeteram a uma

Relacionados

  • Do fordismo acumula o flex vel
    579 palavras | 3 páginas
  • Empresarial
    12284 palavras | 50 páginas
  • trabalho
    173860 palavras | 696 páginas