Dna e rna - acidos nucleicos
Neste trabalho consta informações sobre o DNA, quando foi descoberto, qual sua função, suas bases nitrogenadas, o que envolve a Física, a Química e a Matemática no assunto e etc. É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs (sigla de RNA, porém em português). Os segmentos de ADN (sigla para o DNA, porém em Português) responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. Durante o período de interfase, todos os DNA nucleares da célula sofrem um processo de duplicação. Cada molécula de DNA desenrola suas duas cadeias, que normalmente se mostram em trajetória helicoidal, e cada uma delas incorpora nucleotídeos, formando uma cadeia nova e complementar. Assim, surgem dois novos DNA completos, cada um nascido de uma cadeia do DNA inicial. A molécula do DNA é responsável pela formação do RNA. O RNA transcreve o código genético do DNA e passa ao citoplasma, através da cariomembrana, levando a mensagem daquele código, razão pela qual recebe o nome de RNA-mensageiro. No RNA não há timina
-nucleotídeos, no seu lugar existem uracila-nucleotídeos. Esse trabalho também toca no assunto do estudo da estrutura da molécula por meio da difração de raios-X e também sobre a Física Quântica.
DNA – Biologia
DNA é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
[pic]
Os segmentos de DNA que contêm a