dna a promessa e o preço
Cada célula no seu corpo tem material genético, ou genes. Os genes são as instruções ou planos para o seu corpo. Determinam a cor dos seus olhos e a sua altura.
Também afetam outras funções do seu corpo. Por exemplo, dizem ao seu corpo para reparar um tecido que tenha sido lesado e a ajudar o corpo de uma mulher a se preparar para um bebê que está crescendo durante a gravidez. Mas, algumas vezes, seus genes não funcionam como deveriam. Isto ocorre devido a um erro em um ou mais dos seus genes, chamado de mutação. Mutações podem ser herdadas ou espontâneas.
Mutações herdadas são aquelas com as quais você nasceu – um gene defeituoso que um dos seus pais passou para você. Mutações espontâneas são aquelas que podem ocorrer em uma única célula durante o curso da sua vida. Existem muitas formas pelas quais uma mutação espontânea pode ocorrer. No entanto, os cientistas ainda não sabem exatamente como, ou se, estas mutações estão relacionadas ao estilo de vida de uma mulher (como dieta e exercício), alterações químicas dentro do corpo ou exposição à toxinas ambientais, como radiação e químicos – ou se estas mutações podem até mesmo ser evitadas.
Genes e o câncer de mama
Os cientistas descobriram dois genes específicos que, quando mutados, são importantes no desenvolvimento do câncer de mama. São chamados BRCA1 e BRCA2.
Todo mundo tem estes genes, mas algumas pessoas herdam uma forma mutada de um ou dos dois genes.
Herdar uma forma mutada do BRCA1 ou BRCA2 aumenta os riscos de uma mulher desenvolver câncer de mama e de ovário. No entanto, nem todos os cânceres de mama são devidos à mutações herdadas.