Dna recombinante
Ano Lectivo 2012/2013
Actividade Laboratorial
Determinação do Tipo de Sangue
João Trigo
12ºA Nº13
Biologia
Professora Isabel Sanches
Introdução
Os diferentes grupos sanguíneos, vulgarmente chamados tipos de sangue, são caracterizados pela presença na superfície da membrana das hemácias de glicoproteínas globalmente chamadas antigénios (aglutinogénios). No plasma podem ainda estar presentes proteínas muito relacionadas com os antigénios das hemácias a que se chamam anticorpos (aglutininas). São justamente estes anticorpos que desencadeiam reacções de aglutinação em determinadas transfusões sanguíneas. Neste sentido, existem 4 grupos sanguíneos, nos humanos e são eles A, B, AB e O que constituem o sistema ABO. Um único locus (l) situado no par de cromossomas 9 pode ser ocupado pelos alelos lA, lB ou lO, onde A e B são co-dominantes e O o recessivo. Além do mais, no sangue humano esta presente outro tipo de antigénio (anti-D), sendo que este define se um individuo é Rh+ ou Rh-. Os indivíduos Rh- não possuem aglutininas anti-D. No entanto, se receberem sangue Rh+, passam a produzir aglutininas anti-D. Como a produção dessas aglutininas ocorre de forma relativamente lenta, na primeira transfusão de sangue de um doador Rh+ para um receptor Rh-, geralmente não há grandes problemas. Mas, numa segunda transfusão, deverá haver aglutinação das hemácias doadas.
Material necessário
* Luvas de látex; * 4 Palitos; * Papel absorvente; * 1 Lanceta; * 4 Lâminas; * Sangue humano; * Algodão; * Álcool; * Soros ( Anti-A, Anti-B, Anti-D ).
Procedimento Experimental
1. Com o algodão desinfectou-se o dedo a puncionar. 2. Com o auxílio lanceta puncionou-se sangue humano de um dedo. 3. De maneira a facilitar a saída do sangue, pressionou-se o dedo. 4. Colocou-se o sangue em cada uma das 4 lâminas. 5. Adicionou-se ao sangue de cada lâmina, o soro com o antigénio