DNA - Origem da vida
Episódio 1: Capítulos 1 ao 6
Sinopse: Tudo começou em 1953, quando Watson e Crick descobrem a estrutura do DNA e com isso uma promessa de vida mais longa e saudável através do conhecimento dessa molécula que está armazenada nos cromossomos. O DNA é o lugar onde todas as informações do ser humano estão localizadas, dando sua grande importância. A partir do século XXI (século da revolução genética) onde apenas os genes se tornam importantes para os cientistas, ou seja, os genes são as combinações das bases formadas do DNA (Adenina, Citosina, Guanina). Importante ressaltar que com o conhecimento dos genes é possível achar prevenções de doenças, como o Câncer, a diabete, problemas cardíacos, obesidade e etc. Um exemplo que é bastante frequente em mulheres é o câncer de Mama, que é considerado um problema surgido pelos genes de cada individuo, sendo alguma coisa a ver com a formação genética, onde a mutação ocorrida tem o nome de BRCA-1, alertando a todos, em especialmente mulheres que cada uma possui o gene responsável para o desenvolvimento desta doença. Outro caso conhecido por este fator é uma doença provocada pelo excesso de sequencia do trio de nucleotídeos (códon) CGG.
Crítica: Com essa descoberta tudo mudou e pra melhor, acredito que com esse avanço genético no futuro poderá ajudar mais, pelo simples fato de ter mais facilidade da descoberta e prevenção das doenças “perigosas” ou até mesmo doenças que não tem cura, normalmente em crianças quando nascem que poderá sair da maternidade com todas as informações necessárias para uma vida mais longa e saudável podendo protegê-las.
Episódio 2: Capítulos 1 ao 6
Sinopse: A importância da evolução genética começou desde 1953 com a descoberta e vem evoluindo a partir dai cada vez mais. Um ato importante disto é a terapia genética que é uma técnica que envolve a manipulação genética e tem a ajuda de tratar ou curar pessoas com tais doenças. Isto consiste em inserir, utilizando um