Dna, células-tronco, clonagem, trangênicos e outros...
Função
O DNA carrega todas as informações de suas características físicas que, essencialmente, são determinadas pelas proteínas. Dessa forma, o DNA contém as instruções para fazer uma proteína. No DNA, cada proteína é codificada por um gene (uma seqüência específica de nucleotídeos do DNA que especificam como uma única proteína será feita). Especificamente, a ordem dos nucleotídeos dentro de um gene determina a ordem e os tipos dos aminoácidos que devem ser colocados juntos para formar uma proteína.
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é a parte mais importante de cada célula. Ele contém informações vitais que passam de uma geração à outra. O DNA coordena sua fabricação, assim como a de outros componentes das células, como as proteínas. Pequenas alterações do DNA podem ter conseqüências graves, e a sua destruição leva à morte celular.
Mudanças no DNA das células em organismos multicelulares produzem variações nas características da espécie. Durante muito tempo, a seleção natural age sobre essas variações para desenvolver ou mudar a espécie.
A presença ou ausência da evidência de DNA em uma cena de crime poderia significar a diferença entre uma sentença de culpa ou absolvição.
O DNA é tão importante que o governo dos Estados Unidos gastou muito para mapear a seqüência de DNA no genoma humano na esperança de compreender e descobrir curas para muitas doenças genéticas.
Finalmente, do DNA de uma célula, podemos clonar um animal, uma planta ou, quem sabe no futuro, até um ser humano.
Estrutura do DNA e como ele se compõe e como determina todas as suas características. Como o DNA foi descoberto?
"A dupla hélice" é a razão histórica de James Watson da descoberta da estrutura do DNA.
O DNA é um ácido nucléico.
Os ácidos nucléicos foram originalmente descobertos em 1868 por Friedrich Meischer, um biólogo suíço, que isolou o DNA das células do pus em bandagens.
Embora Meischer suspeitasse que os ácidos nucléicos pudessem conter informações genéticas, ele