DNA 11
Na prática do laboratório, aprendemos a extrair ácidos nucleicos de uma maçã utilizando materiais do dia-a-dia e que possuem fácil obtenção. Ácidos nucleicos, DNA e RNA, são formados por nucleótidos. O DNA tem por função guardar a informação genética dos organismos, no caso da prática, de um organismo vegetal. Nos vegetais, assim como nos animais, o RNA é transcrito a partir de uma molécula de DNA e é traduzido em uma proteína no fenômeno denominado de síntese proteica.
Materiais
Para a realização da prática de extração de ácidos nucleicos o material utilizado foi:-peneira,
- funil,
-faca,
-tábua,
-pistilo,
-almofariz,
- proveta,
-béquer,
-bastão de vidro,
-água,
- detergente,
-sal,
- álcool,
-maçã.
O procedimento foi o seguinte:
· Foi preparada uma solução de lise adicionando 10 mL de detergente e 2 gramas de sal (1 colher de café) a uma proveta de 100 ml completando o resto do volume com água.
• Com a ajuda da faca, da tábua e do almofariz, a maçã foi cortada e macerada e a ela foi adicionada a solução anterior.
• Essa mistura foi levada ao banho-maria por exatamente 15 minutos, sendo mexida periodicamente com ouso do bastão de vidro.
• Logo após, foi resfriada no banho de gelo, por exatamente 15 minutos, sendo mexida periodicamente com o auxilio do bastão de vidro.
• Depois, a mistura foi filtrada e o filtrado foi recolhido em um béquer limpo
· 100 ml de álcool gelado ou filtrado foi adicionado lentamente pela borda do béquer
Resultado
· Esperou-se alguns minutos e “fios” esbranquiçados e grudentos começaram a formar-se. Esses “fios” são aglomerados de muitas moléculas de DNA.
•Formaram-se 3 fases: uma de coloração turva provavelmente composta por resíduos da maça, outra de conglomerados de DNA e outra de álcool.
Discussão
A maceração Ajuda na quebra física das membranas celulares.
O detergente por sua vez emulsiona gorduras, ou seja, atua nas