DMAIC E SIPOC
1. Problema, questões e estratégias de pesquisa
Após a análise do texto, nosso grupo definiu o problema sendo: “Como o DMAIC contribui com a escolha do projeto em potencial?”. Para encontrarmos a solução, foi necessário um estudo sobre DMAIC (processo “Definir”), Cálculo de Medidas Baseadas em Oportunidades, SIPOC e Gráfico Sequencial. Todos os membros estudaram os conceitos citados na biblioteca da PUC-Campinas.
2. Conceitos Relevantes
2.1. DMAIC (1- Definir)
A fase “Definir” do DMAIC, prepara o terreno para um projeto Seis Sigma bem sucedido auxiliando a responder quatro perguntas críticas:
1 – Qual é o problema ou a oportunidade na qual nos concentraremos?
2 – Qual é nossa meta (isto é, que resultado você quer realizar, e quando)?
3 – Quem é o cliente atendido e ou impactado por esse processo e problema?
4 – Que processo estamos investigando?
Para que essas perguntas possam ser respondidas, de forma correta, existem ferramentas valiosas que apoiam o processo DMAIC. Uma dessas ferramentas é a “Carta de Projeto”. Através da utilização dessa ferramenta, as equipes de melhoria podem documentar metas e parâmetros do projeto logo de início, ajudando a assegurar que seu trabalho atenda às expectativas dos líderes de suas organizações e do “Patrocinador” do projeto.
Há muitas opções para desenvolver e formatar uma Carta. O primeiro passo para elaborar a Carta de Projeto é coleta de dados da atual situação que facilita no passo seguinte que é a Declaração do Problema, ou seja, verificar o que está errado, sendo, a dor resultante do problema ou a oportunidade que precisa ser abordada.
A Declaração do Problema serve basicamente para estabelecer uma medida de base em relação à qual o progresso e os resultados possam ser medidos.
O passo seguinte é estruturar a Declaração de Objetivos, que é padronizada por três elementos: Uma descrição do que