dkhlçdfj

498 palavras 2 páginas
Na sala de aula da turma 1V3, os ventiladores estão quebrados e isso traz grandes prejuízos às aulas; pois o calor é muito e não temos um ambiente adequado para os estudos.

Esperamos que isso venha a ser resolvido impreterivelmente.
Contexto brasileiro:

• Século XVIII no Brasil – Século do Ouro: intensa atividade de extração mineral na região de Minas Gerais. A prosperidade econômica estimulou a organização política, administrativa e dinamizou a vida cultural.

• Transferência do centro econômico da Colônia de Pernambuco/Bahia para Minas Gerais/Rio de Janeiro.

• Surgimento de uma sociedade urbana com maior flexibilidade social nas cidades mineradoras.

• Estabilização de uma sociedade culta, constituída de funcionários da Coroa, magistrados, mineradores e comerciantes, que estudaram na Europa e assimilaram os ideais iluministas.

• Aparecimento das agremiações literárias: Arcádias e Academias, que traziam para o Brasil os modismos artísticos e intelectuais da Europa. Esse agrupamento de artistas e intelectuais em associações ofereceu um contraponto com o período interior, já que neste os escritores permaneciam isolados e dispersos e suas obras quase não circulavam no interior do país, sendo mais destinadas aos leitores portugueses.

• Inconfidência Mineira: De um lado, o Iluminismo agitava a Europa, irradiando ideias libertárias, de outro, chegavam notícias da Revolução Francesa, Revoluçao Industrial e da independência das treze colônias inglesas. Em meio a essa movimentação geral, a insatisfação com relação à exploração mineral de Portugal, que só vazia aumentar abusivamente os impostos sobre a extração de minérios, crescia na Colônia. Todos esses fatos culminaram na Inconfidência Mineira, um movimento político organizado por letrados, muitos deles ex-estudantes da Universidade de Coimbra, que defendiam, entre outras coisas, a emancipação do Brasil em relação a Portugal. Alguns dos envolvidos neste movimento eram poetas do Arcadismo brasileiro,

Relacionados