Djenné e Londres
As tradições são referencias e experiências mantidas do passado, que tem uma grande influência no presente. Sua preservação e continuidade se dão pelos costumes (gastronomia, idioma, jeito e modo de se vestir, construções, festas, religião, rituais e mitos) , mecanismos da memória coletiva e das “verdades” tradicionais. Conectadas ao futuro, as tradições são remodeladas e passadas para as pessoas a partir das idéias do passado e do presente. Esse movimento manutenção da tradição causa conflitos entre o antigo e o moderno através dos quais a população é afetada.
Djenné é a principal cidade de Djenné , localizada na região de Mopti na Republica do Mali, com pouco mais de 30 mil habitantes, foi centro comercial mais importante do Mali durante o século 16. A cidade é famosa e conhecida por sua arquitetura tradicional de lama e a Grande Mesquita de Djennée. A mesquita foi construída em 1220 e reconstruída em 1907, é o maior edifício do mundo feito inteiramente de lama, foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Londres é uma metrópole cosmopolita e capital do Reino Unido, é uma das maiores cidades do mundo, com mais de 7 milhões de cidadãos com fortes tradições. A cidade de maior domínio político e econômico nos séculos 18 e 19, permanece como um dos maiores centros políticos, comerciais, econômicos e culturais do mundo. A modernidade de seus prédios junto com as construções antigas, causa um contraste entre o antigo e o moderno presentes lá.
Djenné é uma das poucas cidades do Patrimônio Mundial com a arquiteturas feitas em