Dióxido de enxofre e ácido sulfúrico
Dióxido de Enxofre
Características físicas e químicas
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás naturalmente expulsado por vulcões, e também é formado quando compostos voláteis de enxofre, produzidos pela decomposição de matéria animal e vegetal, são oxidados no ar. Apresenta características de um gás incolor, denso, tóxico, não-inflamável, com um odor sufocante, e sua inalação pode ser fortemente irritante.
A principal fonte de emissão desse gás para a atmosfera é a combustão de materiais que contenham enxofre na sua composição, como por exemplo os combustíveis fósseis, sendo a reação:
S(g) + O2(g) -----> SO2(g)
É um dos gases responsáveis pela chuva ácida, pois é um gás solúvel em água e, portanto, gotículas de água reagem com o gás na atmosfera formando ácido sulfuroso:
SO2(g) + H2O(l) ------> H2SO3(aq)
Este último, pode afetar a saúde dos seres vivos causando doenças cônicas no pulmão, além de causar inúmeros danos á vegetação em poucas horas de exposição.
Aplicações e obtenção
Dentre inúmeras aplicações, destacam-se: conservante para cervejas, vinhos e alimentos; manufatura de sulfitos; extração de solventes de óleos lubrificantes; indústria de papel e celulose para fabricação de papel; agente refrigerante na indústria de gelo e como agente desinfetante e fumigante. Também é utilizado em pequenas quantidades na preparação de misturas padrão para calibração e ajuste de instrumentos de monitoramento na área de controle ambiental.
Na indústria, o dióxido de enxofre serve sobretudo para a produção de ácido sulfúrico, que possui numerosas aplicações como produto químico, sendo obtido a partir da combustão de enxofre ou de pirites (FeS2).
S(g) + O2(g) -----> SO2(g)
4 FeS2 (s) + 11 O2 (g) → 2 Fe2O3 + 8 SO2 (g) Ácido Sulfúrico
Características físicas e químicas
O ácido sulfúrico (H2SO4) é um ácido forte que reage com metais não-nobres liberando H2, solúvel em água em qualquer concentração. Entretanto, quando diluído a