Diário de leitura o interacionismo no campo linguístico de edwiges maria morato
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA II
Prof.ª SOCORRO BORGES
Diário de Leitura
O Interacionismo no Campo Linguístico de Edwiges Maria Morato
Aluna: Nahjra Ilanna Falcão Dias Carneiro
TERESINA – PI
ABRIL/ 2012
18/04/12
Hoje comecei a ler o capítulo 9: O Interacionismo no Campo Linguístico do livro " Introdução à Linguística, fundamentos epistemológicos volume 3" de Edwiges Maria Morato, mais precisamente no 1º parágrafo da introdução, eu entendi que podem ser considerados interacionistas aqueles domínios da Linguística ( a Sociolinguística, a Pragmática, a Semântica Enunciativa, a Análise da Conservação, a Linguística Textual, a Análise do discurso), e que todas ajustadas por um caráter externalistas.
Tive um pouco de dificuldade de entender sobre o impasse internalismo x externalismo, porém fiz uma breve pesquisa que me disse que "são duas posições principais em filosofia da mente e da psicologia contemporânea". A relação entre linguagem e exterioridade me chamou muita atenção por conta de como um completa o outro na interação, pois é uma prática da língua em consenso com o conhecimento histórico-social. É como se precisasse de um conhecimento enciclopédico para houvesse a interação verbal entre dois falantes ou mais. As abordagens sobre as dicotomias de Saussure, me fez compreender um pouco mais sobre o capítulo, pois foram comentadas em sala de aula. Na frase "toda ação humana procede de interação" fiquei um pouco confiante de que essa seria o termo para explicar tudo, mas logo depois vi que de acordo com o que é entendido por interacionismo na Linguística essa frase se torna um pouco confusa. Pois de acordo com Fernando Saussure "os termos interação e interacionismo existem certas distâncias semânticas".
20/04/12 Retornei a leitura do capítulo ainda com um pouco de dificuldade por expressões que não conhecia na leitura anterior,