Diálise Peritoneal
A Diálise Peritoneal (DP) filtra seu sangue e remove fluidos excedentes usando um dos filtros naturais de seu próprio corpo, a membrana peritoneal. A membrana peritoneal é o revestimento que circunda o peritôneo, ou cavidade abdominal, que contém seu estômago, baço, fígado e intestinos. Uma solução de Diálise Peritoneal (DP) é colocada no peritôneo. A membrana peritoneal filtra os resíduos e fluidos de seu sangue para a solução. A solução que contém os resíduos é drenada de seu peritôneo após várias horas e substituída por uma solução limpa.
Como é realizada? A diálise peritoneal é realizada através da introdução de 1-3 litros de uma solução salina contendo dextrose (solução de diálise) na cavidade peritoneal. Por meio de difusão e de ultrafiltração, os materiais tóxicos se movem do sangue e dos tecidos adjacentes para a solução de diálise. A remoção dos produtos a serem excretados e do excesso de água no sangue ocorre quando o dialisado é drenado. A quantidade de solutos e de água removida quando o dialisado é drenado depende do equilíbrio existente durante o período entre o movimento para dentro da cavidade peritoneal e a absorção a partir da cavidade peritoneal. A absorção de solutos e de água a partir da cavidade peritoneal durante o período de demora ocorre de duas formas: (1) através da membrana peritoneal para dentro da circulação capilar peritoneal e (2) via linfáticos peritoneais para dentro da circulação linfática.
Qual a contra indicação?
Como contra indicações encontramos as cirurgias recentes, enterostomias, gestações, peritonites com solução de continuidade da parede intestinal, insuficiência respiratória, graves queimaduras da parede abdominal e em pacientes hipercatabólicos.
As principais complicações da diálise peritoneal são: dor perfuração intestinal sangramento infecção
Quando diálise peritoneal é indicada? insuficiência cardíaca refratária acidose metabólica hipotermia pacientes com sangramentoe que