Divisão, Diferença a e Exclusão
Divisões, Diferença e Exclusão
Pete Alcock e Angus Erskine
Divisões
Uma característica chave de todas as sociedades é o fato de todas serem socialmente divididas. Diferentes grupos sociais têm diferentes acessos ao poder, à riqueza e à influência.
Isso causa resultados desiguais em termos de welfare: por exemplo, a expectativa de vida é diferente entre diferentes grupos sociais – os mais ricos tender a viver mais. Sociedades são divididas por desigualdades entre diferentes grupos sociais e estas determinam as oportunidades e o bem-estar dos indivíduos. Como um resultado, o welfare que é proporcionado por políticas sociais para promover o bem-estar pode ter diferentes significados de um grupo para outro. Na realidade, os interesses do welfare por dois diferentes grupos pode muitas vezes se conflitar, por exemplo: a prestação de cuidados pode melhorar o bem-estar do beneficiário em detrimento da pessoa que as forneceu.
A principal consequência de reconhecer que nós vivemos numa sociedade dividida é a percepção de que nós podemos entender melhor as estruturas e trabalhos de uma sociedade se procurarmos identificar e analisar as diferentes divisões sociais que existem e explorar as implicações destas para o planejamento e prática de políticas públicas. Sociólogos têm escrito extensivamente sobre divisões sociais, já que este é um dos focos chave da pesquisa sociológica (ver Payne, 2000). Porém, embora eles concordem sobre a importância das divisões sociais em sociedades modernas, eles estão longe de um consenso sobre como estas divisões devem ser definidas e medidas, e essa discordância também influencia o estudo das políticas sociais.
É importante ser claro sobre como o contraste entre divisões sociais e alguns conceitos
(e estruturas) relacionados, também usados por sociólogos e analistas de policies.
Particularmente, divisões sociais não são o mesmo que desigualdades sociais. Divisões são provavelmente desiguais, como na maioria das vezes realmente são; mas não