Divisão de Trabalho - Administração
Processo pelo qual uma tarefa é dividida em partes, em face da complexidade técnica para sua realização ou por interesse estratégica do negócio. As partes são então atribuídas a pessoas ou grupo de pessoas para a realização.
A divisão do trabalho permite às organizações realizar objetivos complexos como: - montar equipamentos e sistemas de produção de grande porte - fabricar produtos em grande quantidade - atender a diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades - enfrentar a concorrência Em todas as organizações existe divisão do trabalho. As pequenas, normalmente dividem entre poucas pessoas: Ex: Lanchonete há pessoas na cozinha, no caixa , no atendimento das mesas. Nas grandes empresas há muitas pessoas especializadas, fazendo várias atividades.
IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE TRABALHO
Definidos os objetivos, o trabalho a ser realizado é dividido em unidades ou blocos. Cada bloco engloba tarefas especializadas para realizar os objetivos esperados.
DENOMINAÇÃO DAS UNIDADES DE TRABALHO
Os blocos de trabalho podem ser chamados de departamento, setores, divisão, gerência, seção ou outros nomes a critério da organização e essas espelham a responsabilidade de cada bloco pela realização de parte da tarefa.
AUTORIDADE
Além de dividir o trabalho, o processo de organizar envolve também atribuir autoridade ou responsabilidade a pessoas e a unidades de trabalho. Significa delegar poder formal de pessoas sobre sua equipe, sobre qualidade de processos de trabalho e sobre utilização e comprometimento de recursos organizacionais.
HIERARQUIA A autoridade divide-se verticalmente em níveis. As pessoas que estão em determinado nível têm autoridade sobre as que estão em nível inferior. Em qualquer nível, pessoas têm responsabilidades e prestam contas para as que estão acima. Essa disposição chama-se cadeia de comando ou hierarquia. A quantidade de níveis chama-se número de escalões ou níveis hierárquicos.