Divisão da pré-historia
PERÍODO PALEOLÍTICO ou da PEDRA LASCADA – compreende o espaço de tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos, até aproximadamente 26.000 a.C. Nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos.
PALEOLÍTICO INFERIOR – aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C. Primeiros hominídios; caça e coleta; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados.
PALEOLÍTICO SUPERIOR – Principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas.
Muitos anos antes de Cristo a arte paleolítica é gravada nas cavernas... O homem deste período era nômade. Os artistas deste período realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
Na época do Paleolítico Superior foram desenvolvidos instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e