Divisão Celular
R= Ao observamos uma goiabeira estaremos vendo o esporófito que é a fase duradoura e diploide das angiospermas. O gametófito masculino é o tubo polínico e o feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal (local onde ocorre a produção do gameta feminino oosfera).
4) As angiospermas diferem dos demais vegetais por possuir endosperma triploide. Descreva o fenômeno responsável por essa característica.
R= O endosperma ou albúmen triploide resulta da fecundação entre um dos núcleos espermáticos ou gaméticos e os núcleos polares do saco embrionário do óvulo vegetal.
5) Plantae foi a redução progressiva da fase haploide, o gametófito.
a) A que corresponde nas angiospermas, o gametófito masculino? E o gametófito feminino?
R= O gametófito masculino é o tubo polínico, enquanto o gametófito feminino é o saco embrionário.
b) Dê o nome do gameta feminino.
R= Oosfera.
6) As gimnospermas e as angiospermas apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com mais biodiversidade, embora apresentem o grupo mais recente na história da Terra.
a) Compare esses dois grupos, destacando algumas semelhanças e diferenças.
R= Entre outras diferenças destaca-se o fato de as gimnospermas nunca formarem fruto, característica das angiospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e sementes.
b) Aponte algumas características que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
R= Produção do fruto que protege a semente e contribui para a sua dispersão.
7) Uma pessoa, ao comer a porção suculenta de um caju, afirmou que “estava saboreando um fruto destituído de semente”. Você concorda com ela? Justifique.
R= Sim. Porque as sementes se