Divisão Celular
O crescimento, o desenvolvimento e a reposição de células mortas, bem como a produção de novos indivíduos através do processo reprodutivo, só são possíveis graças aos mecanismos de divisão celular: a mitose e a meiose.
O ponto em comum desses dois processos é a duplicação dos cromossomos, que ocorre antes de do início tanto da mitose quanto da meiose.
A duplicação do material genético ocorre durante a interfase, período em que a célula não está em divisão, porém a atividade metabólica dela é intensa. É na interfase que a célula aumenta a quantidade de elementos e substâncias do seu citoplasma, para poder passar esse material para as células-filhas. A interfase pode ser subdividida em três subfases:
• G1 ⇒ fase de crescimento, com síntese de proteínas e RNA;
• S ⇒ Replicação ou duplicação de DNA;
• G2 ⇒ Grande produção de energia e mais síntese proteica e de RNA. Preparação para a divisão celular. Para melhor estudar o comportamento dos cromossomos durante a divisão celular, podemos dividir a mitose em quatro fases principais:
Prófase (fase preparatória)
Os cromossomos já duplicados na interfase, vão se distinguindo pela espiralização da cromatina. Cada cromossomo é constituído por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.
Os nucléolos desaparecem.
Os centríolos, já duplicados, começam a migrar em direção a polos opostos da célula iniciando-se entre eles a formação do fuso acromático.
Ao redor deles forma-se um conjunto de fibras radiais denominadas áster.
Ao final da prófase os nucléolos desaparecem totalmente e os centríolos ocupam os polos opostos. A transição entre essa fase e a próxima é marcada pelo rompimento da carioteca.
Prófase
Metáfase (fase do meio)
Ciclo Celular
MITOSE
É a divisão celular que produz duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe.
Ela pode ocorrer em qualquer tipo de célula (n, 2n, 3n,
4n, etc.). Assim, a mitose mantém constante o número
de