Divisao do trabalho segundo durkhein
Caros alunos, leiam o texto abaixo:
Tema central do pensamento sociológico de Durkheim são: os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (continuidade) das relações sociais ao longo do tempo. A existência social só é possível a partir do grau de consenso entre seus membros: os indivíduos. Tal consenso se baseia nos dois tipos de solidariedade social:
- Solidariedade mecânica: prevalece nas sociedades "primitivas" ou arcaicas (agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs); os indivíduos que as integram aceitam sem questionamento todos os valores, tradições e costumes da tribo; o grupo compartilha os mesmos valores, o que assegura a coesão social.
- Solidariedade orgânica: prevalece nas sociedades modernas complexas, onde não se compartilham os mesmos valores e crenças sociais; Características:
- interesses individuais distintos
- consciência individual acentuada
- divisão econômica do trabalho social desenvolvida e complexa (diversas profissões e atividades)
- sociedade = grande organismo vivo; órgãos (indivíduos) diferentes entre si mas interdependentes (fisiologismo social)
- maior interdependência coletiva
- coesão social baseada em regras de conduta que estabelecem direitos e deveres (leis)
Existência e coesão social somente possíveis quando indivíduos assimilam positivamente os valores sociais através do devido processo de socialização, constituindo a consciência coletiva, "conjunto das crenças e sentimentos comuns à média dos membros da sociedade, formando sistema determinado e dinâmico". Consciência coletiva determina conduta social, coagindo/ constrangendo indivíduos ao comportamento social desejado. Ausência da socialização positiva desagrega consciência coletiva gerando anomia (= sem lei; estado social negativo).
Objetivo da sociologia: estudar os fatos sociais (tudo o que é coletivo, exterior ao indivíduo e coercitivo). Têm existência própria e