divisao celular
As células se dividem em meiose e mitose.
Na mitose tem 5 fases:
Prófase;
Metáfase;
Anáfase;
Telófase;
Citocinese.
Na meiose tem 3 fases:
G1;
S;
G2.
A mitose (do grego: mitos = filamento) é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo continuo que é dividido didaticamente em 5 fases:
Prófase;
Metáfase;
Anáfase;
Telófase;
Citocinese.
Nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico.
O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microssomos irradiados que convergem em direção do centríolo.
As fibras do fuso são constituídas por:
Microtúbolos polares que se originam no pólo.
Microtúbolos cinetecóricos, que se originam nos cinetócoro.
Microtúbolos livres.
Cada cromossomo é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossomo que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.
PRÓFASE
No início da prófase, os cromossomos duplicados na interfase começam a se condensar, tornando-se individualizados e visíveis ao microscópio. Cada cromossomo duplicado é formado por dois filamentos cromossômicos idênticos, denominados cromátides-irmã, que permanecem unidas por uma região chamada centrômero.
A duplicação do centro celular ocorre na interfase e é acompanhada da duplicação do centríolo, quando este está presente. A partir do centro celular formam-se microtúbolos, dando ao conjunto um aspecto de estrela, por isso denominado áster