Diversos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSAO 3
4 REFERENCIAS 4
INTRODUÇÃO
1. Síntese: Minha terra tem Palmeiras
O uso de plantas para a cura de doenças é uma prática quase tão antiga quanto a existência do homem. Em um pequeno município do Maranhão, chamado Lago do Junco, esse costume é passado entre gerações. Em Lago do Junco a comunidade diferenciou-se em melhorar a sua qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica, que foi resultado de um Fórum de Desenvolvimento Local, através da comunidade, Prefeitura e a Paróquia São José.
O povo de Lago de Junco é um povo batalhador, humilde, porém que não se entrega. Quando o Programa Comunidade Ativa do governo federal chegou na cidade, escolheu o município por essas características, para desenvolver este programa-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS). Formou-se então o Fórum de Desenvolvimento Local em Lago do Junco. Inicialmente realizou-se um seminário, com o intuito de sensibilizar a comunidade e conquistar o seu comprometimento.
Como primeiro resultado do Fórum em 1999, levantou-se um diagnóstico, e identificou-se a diversificada flora medicinal, em que ficou definida a implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos. Em dezembro de 2001 essa ação se concretizou.
O próximo passo foi capacitar os membros do Fórum, reforçando a capacidade de liderança, estimulando o trabalho em equipe e o conhecimento da realidade da comunidade, tendo como parceiro o SEBRAE em cursos. Após o comprimento da agenda, o SEBRAE, a Prefeitura e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fecharam um convênio para o desenvolvimento da ação, realizando estágios para estudantes de Farmácia e Agronomia, essa ação se iniciou com a