Diversos
Coesão é a ligação, conexão entre palavras, expressões ou frases do texto, manifesta-se por elementos gramaticais, que servem para estabelecer vínculos entre os componentes do texto, determinando a transição de idéias entre as frases e os parágrafos.
A coesão textual pode ser feita através de anáforas – termos que retomam palavras, expressões ou frases -, e catáforas – termos que antecipam o que vai ser dito.
Podemos dizer que há três tipos de coesão:
Coesão Referencial: é a que se estabelece entre dois ou mais componentes da superfície textual que remetem a um mesmo referente, fazem referencia, ou seja, expressões que retomam ou antecipam idéias.
Ela é obtida por dois mecanismos básicos: 1- Substituição: quando um componente da superfície textual é retomado (anáfora) ou precedido (catáfora) por uma pro-forma (pronome, verbo, advérbio). Há a substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar, etc.), verbos, períodos, evitando a repetição no corpo do texto. 2- Reiteração: que se faz por meio de sinônimos, de nomes genéricos (hiperônimos), de expressões nominais definidas, de repetição do mesmo item lexical¹.
Exemplo: a) O presidente W. Bush ficou indignado com o ataque no World Trade Center. Ele afirmou que “castigará” os culpados (retomada de uma palavra gramatical – “ele” + presidente George W. Bush) Podemos citar palavras que tem função de referenciais: -Pronomes Pessoais: eu, tu, ele, me, te, os... -Pronomes Possessivos: meu, teu, seu, nosso... -Pronomes Demonstrativos: este, esse, aquele... -Pronomes Indefinidos: algum, nenhum, todo... -Pronomes Relativos: que, o qual, onde... -Advérbios de Lugar: aqui, aí, lá...
¹- Itens lexicais: são palavras simples ou grupos de palavras no léxico de uma língua, transmitem um significado elementar, são como unidades mínimas de significação, no sentido em que são “unidades naturais” para traduzir entre línguas, ou para aprender uma nova língua. Itens lexicais