Diversos
A Indústria do Petróleo no Mundo
Origem do Petróleo
Sua origem é proveniente da decomposição de substâncias orgânicas (vegetais e animais), em condições não-oxidantes.
Condições necessárias para formação e acumulação do petróleo: rochas sedimentares, acúmulo de substâncias orgânicas e condições termo-químicas apropriadas.
Primeiras Utilizações
O Petróleo é conhecido desde tempos remotos. A Bíblia já traz referências sobre a existência de lagos de asfalto. Nabudonosor pavimentava estradas com esse produto na Babilônia, tijolos eram assentados com asfalto, os fenícios calafetavam suas embarcações, enquanto os egípcios o utilizavam como impermeabilizante e para embalsamar os mortos e na construção de pirâmides. O petróleo era obtido de esxudações naturais por todos os continentes.
Resumo de alguns fatos importantes
1859
O "Coronel" Drake encontra petróleo num local apropriadamente conhecido como Arroio do Óleo, próximo a Titusville, Pennsylvânia, nos E.U.A. Foi a primeira vez que o petróleo foi descoberto in situ. Antes disso, vazamentos de petróleo eram aproveitados casualmente. Esta descoberta deu lugar ao primeiro "boom" do petróleo, quando milhares de exploradores acorreram para a região.
1860
O querosene, inicialmente o único derivado de petróleo utilizável até então, começa a desbancar o dispendioso óleo de baleia em lâmpadas e fogões.
1870
John D. Rockefeller estabelece a Standard Oil Company, em Cleveland, Ohio, nos E.U.A.
1872
Frustrado por grandes flutuações de preço, Rockefeller cria o "nosso plano", pelo qual a Standard Oil geraria estabilidade para a indústria mediante o controle de seus segmentos mais estratégicos, tais como refino e transporte.
1873
Iniciam-se as operações petrolíferas em Baku (ex-URSS). A família Nobel entra no negócio petrolífero da Rússia.
1878
Os Nobel lançam o primeiro navio petroleiro, Zoroaster, para escoar o querosene de Baku pelo rio Volga.
1882
Rockefeller transforma a