Diversos
Estas metas visam à melhoria dos países como um todo, em várias áreas sociais, são elas: 1-Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2- Atingir o ensino básico universal; 3-Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4- Reduzir a mortalidade na infância; 5- Melhorar a saúde materna; 6- Combater o HIV/ AIDS, malária e outras doenças; 7- Garantir a sustentabilidade ambiental; 8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Acredito que o Brasil pode alcançar algumas metas, mas não todos os objetivos. O índice de pobreza extrema e a fome já foram reduzidos pela metade, mas muitos brasileiros ainda vivem com menos de um salário mínimo.
Em relação à educação básica, nas cidades, o percentual chega a 95,1% das crianças e jovens matriculados, mas as taxas de freqüências ainda são baixas. Investimentos nos profissionais de educação e seus salários, melhoria na infra- estrutura são uns dos aspectos a serem conquistados de maneira mais eficaz.
A mulher vem conquistando o seu espaço seja no mercado de trabalho, na política ou com os seus idealismos. Mas ainda é desvalorizada, com salários menores do que os homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos.
A mortalidade infantil vem sendo reduzida, mas de forma desigual, porque as crianças pobres têm mais chance de morrer do que as ricas. Já a mortalidade materna reduziu em 50% desde 1990.
O combate ao HIV/AIDS é um dos objetivos que será alcançado, pois o Brasil foi o primeiro país garantir o acesso gratuito ao tratamento.
Na área de desenvolvimento, o Brasil vem trabalhando em conjunto com países desenvolvidos para melhorar a saúde.
O país reduziu os desmatamentos, consumo de gases e aumentou o uso de fontes renováveis de energia. Só que o acesso à água potável, melhores condições de moradia e saneamento básico precisa de maiores