Diversos
O objetivo principal desta prática foi verificar e identificar a transferência de elétrons entre as substâncias em processos chamados de reação de oxidação ou oxirredução.
2.0 REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS.
Oxidação é uma palavra que significava originalmente combinação com o oxigênio gasoso; mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons.
Redução é um ganho de elétrons. (O termo parece ter sua origem na terminologia metalúrgica: a redução de uma liga de metal). A redução é exatamente o oposto da oxidação.
Quando uma substância é oxidada, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
Em alguma reação redox, a substância que ganha elétrons é chama de agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor. “Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto, uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. (Alguma coisa não pode perder elétrons a menos que alguma espécie química os ganhe)”. (RUSSEL, 1992). A variedade de reações químicas que ocorre no nosso cotidiano é surpreendente Nossa sociedade parece viver de pilhas e baterias que alimentam as calculadoras, carros, brinquedos, lâmpadas, termostatos, rádios, e muitas outras coisas. Para combater a corrosão, polimos a prataria, pintamos as grades de ferro e galvanizamos os pregos. Jóias e circuitos de computadores são cobertos por finas camadas de ouro ou prata aplicadas por eletrodeposição. O branqueamento de roupas e a revelação fotográfica usam reações químicas em solução que envolve a transferência de elétrons. Os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são feitos com base em intensa