diversos
APERFEIÇOAMENTO DO OBECiM – EJA
OBECiM – Observatório da Educação em Ciência e Matemática na
Educação de Jovens e Adultos.
Vitória, 29 de novembro de 2014
O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: Relato de Experiência
AUTORAS: CARLA THOMÉ [1]
ROSELY VIEIRA LIMA [2]
ORIENTADORA: EVANIZIS DIAS FRIZZERA CASTILHO [3]
[1] Pedagoga, EMEB “Oscar Montenegro”, Cachoeiro de Itapemirim, ES. E-mail: carla-thome@Hotmail.com
[2] Advogada, Professora, Secretaria Municipal de Educação, Cachoeiro de Itapemirim, ES. E-mail: lyv2005@hotmail.com
[3} Arquiteta, Mestre, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, ES. E-mail: joaosantos@gmail.com
Crendo na habilidade da ciência em despertar a curiosidade das crianças,é unânime o raciocínio, de que esse ensino deve ser iniciado o quanto antes, pois estimula a capacidade de construção das idéias, proporcionando a criança a conhecer novas realidades. Se essa mentalidade cria essa idéia nas crianças, imagine nos adultos que já tem uma maturidade intelectual construída? Enfatizamos então, a importância das atividades dessa disciplina, com o objetivo de relacioná-las com o dia a dia do aluno.
Para a realização do nosso relato, buscamos avaliar o conteúdo que vem sendo aplicado e qual material usado pelos professores na escola. Quais conteúdos e metodologias estão sendo utilizados nesse tipo de ensino? Quais os resultados obtidos entre esses educandos? Para chegarmos a estas conclusões, planejamos empregar o estudo à sala de aula, problematizar os conteúdos sobre a realidade social e, finalmente, obter resultados conforme a resposta dos alunos.
É necessário que haja esta flexibilidade na prática pedagógica quando a mesma não consegue alcançar os alunos de modo geral. A partir daí, preparamos nosso relato a fim de torná-lo uma pesquisa.
“Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei e me indago.