diversos
2.1 - Resinas epóxi
2.1.1 – definição: Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a. Existem ainda as resinas a base de bisfenol F e resinas epóxi Novolac.
Existem hoje diversas empresas no mundo que se especializaram em formular produtos com características próprias para cada necessidade do usuário. Os agentes de cura mais comuns são as poliamidas, poliaminoamidas, aminas alifáticas, aminas ciclo-alifáticas, aminas aromáticas, adutos de aminas, anidridos, polimercaptanas e polissulfetos.
2.1.2 – Propriedades dos materiais:
2.1.3 – Especificações: São aplicados na construção civil por: adesivos, pintura epóxi p/ proteção de armaduras, chumbadores químicos, argamassas de polímeros (sem cimento Portland), injeção de cola epóxi em trincas, ancoragem de armaduras com cola epóxi, pisos epóxi.
2.2 - Resinas de poliéster
2.2.1 – Definição: Constituem uma família de polímeros de alto peso molecular, resultantes da condensação de ácidos carboxílicos com glicóis, classificando-se como resinas saturadas ou insaturadas, dependendo especificamente dos tipos de ácidos utilizados, que irão caracterizar o tipo de ligação entre os átomos de carbono da cadeia molecular.
Poliéster é um termo que significa: poli (muitos, portanto muitos grupos ésteres); éster (é uma função química; um éster é obtido através da seguinte reação: ácido + álcool = éster + água).
Desta maneira moléculas de biácido e de biálcool originarão várias moléculas formando o poliéster.
2.2.2 – Propriedades dos materiais:
2.2.3 – Especificações: geotêxtil não tecido (reforço de muros e taludes), plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV).
2.3 – Silicones
2.3.1 – Definição: O silicone é um polímero de condensação, ou seja, suas longas cadeias moleculares são formadas por meio de reações de