diversos
Antônio Joaquim Severino é professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, na categoria de Professor Associado, MS-5, lotado no Departamento da Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Nasceu em 1941, em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais, Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na Universidade Católica em São Paulo, apresentou seu doutorado em Filosofia, em 1972. Em 2000, prestou concurso de Livre-Docência em Filosofia da Educação, da USP. Em 2003, tornou-se, mediante concurso, professor titular da mesma instituição.
Antônio Joaquim Severino publicou os livros: Pessoas e Existência: Iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounler (São Paulo, Cortez/Autores Associados, (1983); Educação, ideologia e contra ideologia (EPU, 1986); Métodos de estudos para o 2° grau (Cortez, 1987; 1996; A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez. 1992;1996); Filosofia da Educação (FTD 1985;1997); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes 1999); Educação, sujeito e história (Olho d’Água 2002) e vários artigos na área de filosofia, filosofia da educação e educação brasileira, seus principais campos de estudos e pesquisa.
Tem longa e intensa experiência docente como professor de Filosofia e Filosofia da Educação em Curso de graduação em Filosofia e Pedagogia, bem como em cursos de pós-graduação em Educação de várias instituições de ensino superior no estado se São Paulo.
Quanto ao capítulo III de sua obra observamos a prática científica concreta, e o que nos aparece de forma mais evidente é a aplicação de atividades de caráter operacional técnico. Uma infinidade de aparelhos tecnológicos enche os laboratórios, desenvolvem-se variados procedimentos de observação, de experimentação, de coleta de dados, de registros de fatos, de levantamento, identificação e