diversos
Luciéle Bernardi de Souza1 ; Luciane Bernardi de Souza²; Sonia Inez G. Fernandez ³
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Santa Maria – Brasil lucielebernardi@gmail.com RESUMO
Considerando-se a emergência do conto como gênero literário de destaque no mundo contemporâneo, proponho uma leitura do conto “Eu era mudo e só” da escritora paulista Lygia Fagundes Telles com base na teoria de Edgar Allan Poe. Trata-se de analisar os elementos estruturantes do conto como a brevidade, unidade, a economia dos meios linguísticos e o efeito único para compreender sua construção e importância face aos demais gêneros literários.
PALAVRAS-CHAVE: conto, elementos teóricos, construção.
ABSTRACT
Considering the emergence of the short stories as a literary prominence in the contemporary world, I propose a reading of the story "I was dumb and only" by Lygia Fagundes Telles based on the theory of
Edgar Allan Poe. It is to analyze the structural elements of the story: brevity, unity, the economy of the linguistic means, and the effect only to understand its construction and importance in relation to other literary genres.
KEYWORDS: short stories, theoretical elements, construction.
1. Introdução
Em meados do século XIX, o escritor e teórico Edgar Allan Poe, nos traz com visão muito peculiar uma teoria relacionada ao conto. Esta teoria irá ser decisiva para a propagação e valorização do mesmo, além de influenciar no trabalho de produção dos mais diversos autores e teóricos que se dedicam ao gênero.
Através do ensaio Filosofia da Composição (1846) ele lança a base teórica para o gênero que, para ele, é mais importante que o próprio romance. Por meio deste ensaio, ele pontua uma série de elementos constitutivos, bem como algumas características individuais do conto. De acordo com a singularidade do gênero, o epílogo da narrativa ganha destaque