Diversos
Edição de 20/01/2013
Tamanho do Texto
O sucesso profissional e na vida escolar ou acadêmica dependem de como se administram as tarefas
Para a maioria das pessoas o primeiro contato com administração efetiva de tempo se dá ao conciliar a agenda de estudos e trabalho. Os compromissos e as tarefas aumentam, o que leva muitos a desistirem do estágio ou até mesmo do emprego conquistado. A conciliação depende de um grande esforço e abdicar do trabalho pode não ser a melhor escolha.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente tanto com o nível de estudos quanto com a experiência profissional. Desistir de um emprego pode reduzir as chances de contratação ou até mesmo dificultá-las. Organização e disciplina afastam o ócio e o abuso de atividades que consomem um precioso tempo, ainda mais para quem precisa conciliar a vida de estudante e de funcionário.
A estudante de medicina Rafaella Gugelmim sabe bem as consequências da falta de organização. "Sempre tive boas notas no colégio, mas isso começou a mudar assim que entrei na faculdade. Como precisava pagar as mensalidades, arrumei um emprego e foi aí que meu rendimento começou a desabar", comenta. Ela lembra que primeiro foram os trabalhos, que ou eram entregues fora das datas ou simplesmente feitos de qualquer jeito. Em seguida vieram as notas ruins nas provas e a temida reprovação em alguma matéria.
Sem opção, a estudante decidiu se organizar e adaptar a sua rotina à nova realidade. "Eu não poderia parar de trabalhar porque o meu salário servia para pagar a faculdade. Meus pais não tinham condições de arcar com todos os gastos sozinhos, então eu tinha que encontrar alguma solução", diz a estudante. Em teoria parece muito simples organizar a sua rotina e se condicionar a ela, mas, na prática, requer muita disciplina e esforço.
Para o especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, não adianta enrolar para começar a organizar as atividades. "Não