diversos
CLASSIFICAÇÃO DOS VEICULOS DERMATOLÓGICOS
A diferença definida entre a área dermatológica e outras áreas de tratamento da farmacologia veterinária é a via tópica de administração acoplada à influencia sobrepujante que a dosagem do veículo exerce sobre a absorção e a atividade do fármaco aplicado. Os veículos usados como substâncias dermatológicas veterinárias foram historicamente classificados em sete amplas categorias:
Adsorventes e Protetores: são extremamente utilizados em muitas preparações farmacêuticas veterinárias. Os adsorventes atuam pela ligação aos gases, toxinas, e alguns microorganismos (como as bactérias) para evitar exposição cutânea lesada. Os protetores funcionam fornecendo uma camada oclusiva de proteção do ambiente externo ou conferindo suporte mecânico para a área acometida. Os protetores e os adsorventes são podem ser subdivididos em duas: pós para pulverização e protetores mecânicos.
Demulcentes: Geralmente são compostos com alto peso molecular hidrossolúvel e atuam aliviando a irritação. Podem recobrir a superfície da pele lesada e proteger o estrato córneo e a estrutura celular subjacente da epiderme, formando uma barreira protetora contra o ambiente circundante.
Emolientes e Umectantes: São materiais gordurosos suaves, frequentemente utilizados para amolecer ou umedecer a pele. Os emolientes são particularmente valiosos quando tratam condições cutâneas resultantes de irritantes hidrossolúveis e bactérias originadas do ar, por causa de sua capacidade de atuar como protetor, seqüestrando a pele lesada para fora dos estímulos nocivos. Quando usados de forma tópica, os emolientes amolecem a pele diminuindo a perda hídrica transepidérmica, ou transpiração, e aumentado a hidratação do estrato córneo. Portanto, esse é um grupo valioso de composto para tratamento de condições dermatológicas envolvendo lesões secas, crostas ou escamosas da epiderme. Os umectantes têm propriedade de aumentar o teor hídrico do