diversos
Orientadora: Aljucy Martins da Rocha Aguiar OBJETIVO: Identificar a representação social de portadores de necessidades especiais a respeito da acessibilidade.
PROBLEMA:
Qual a visão dos portadores de deficiência física sobre acessibilidade?
REFERENCIAL TEÓRICO: Esse questionamento foi submetido à ótica teórica de Mendes e Paula (2008), dentre outros que ajudaram a compreender a representação social sobre acessibilidade no discurso dosportadores de deficiência física.
METODOLOGIA: Para coleta e análise dos dados, foi utilizada a análise do discurso com abordagem categorial, por meio do uso da entrevista semi-estruturada, com 10 sujeitos portadores de deficiência física que frequentam o SESC – Teresina-PI, os quais foram escolhidos de maneira aleatória.
RESULTADOS:
Das dez palavras que cada sujeito relatava surgir na mente ao pensar em “acessibilidade”, percebe-se que a maioria delas possuem sentido negativo,porém a que mais apareceu foi a palavra superação, que possui conotação positiva. A segunda palavra citada foi a dificuldade, colocada como um ponto negativo, pelo fato de terem que lidar diariamente com problemas de locais adaptados. Em seguida, tem-se a palavra descaso, descrita como negativa, pelo fato de se sentirem abandonados pelos governantes, pela sociedade. A quarta palavra foi motivação, vista como positiva, a quinta eu mais apareceu foi angustia, já que com a acessibilidade prejudicada os PNEs sentem-se angustiados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
É notório que a acessibilidade na cidade de Teresina é um fator negativo de acordo com os portadores de deficiência física, já que as dificuldades de acesso, causam-lhes angústias, mas que também podem ser representadas com