Diversos
O conflito começou num contexto histórico marcado pela hegemonia das grandes potências europeias, desde a década de 1870,em que a revolução industrial, havia dado origem a um período denominado Belle Époque.
Os principais motivos que deram origem ao conflito foram as disputas do mercado internacional pelos países industrializados, sobretudo entre a Inglaterra e Alemanha, as disputas coloniais entre Itália, Alemanha e Japão, que entraram tardiamente, no processo do neocolonialismo (imperialismo do século XIX)e nacionalismo exacerbado crescentes nos países europeus.
Além disso, França e Alemanha já haviam se enfrentado na guerra franco-prussiana(1870-1871) em que a França havia sido derrotada e perdido o território de Alsácia-Lorena para a Alemanha.
A Itália, que passou por um processo tardio de formação do estado nacional, assim como a Alemanha ,somente no século XIX pretendia anexar as cidades de trento e trieste ,ainda em poder da Áustria Hungria.
A sérvia alimentava o sonho da construção da grande sérvia por meio da incorporação de Montenegro e do território da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia ligados ao império Austro-Húngaro. A Sérvia contava com o apoio da Rússia que pretendia obter acesso ao Mar Mediterrâneo, através dos Balcãs.
A região da Turquia era disputada pela Rússia e pela Inglaterra, e por esse motivo, a Rússia decidiu buscar o apoio militar da Alemanha.
Politica de Alianças
Em 1873, após ter promovido a unificação da Alemanha Bismark instaurou uma Politica de Alianças com as demais potências da Europa, com a finalidade de isolar a França (liga dos três impérios-Alemanha Áustria –Hungria e Rússia).Essa aliança terminou em 1878 devido aos atritos entre a Rússia e a Austria pela região dos balcãs. Em 1882, o segundo reich formou a tríplice aliança com o Império Austro-Húngaro e a Itália.
Em 1904 a França se uniu a Inglaterra formando o entente Cordiale. Esse acordo representava a defesa dos interesses comuns dos