diversos
1) Introdução
O Sucesso para o desenvolvimento de aplicativos com a tecnologia O.O. (orientada a objetos) a arquitetura organizada em camadas onde existe uma independência entre os componentes o que permite uma eficiência, escalabilidade, reutilização facilidade de manutenção dos aplicativos.
Num primeiro instante produzir aplicativos multicamadas pode parecer mais complexo por isso vamos mostrar a evolução para esta solução: Aplicativo Monolítico Aplicativo em duas camadas Aplicativo em três camadas (MVC)
2) Aplicativo Monolítico
- Lógica de apresentação ( view )
- Lógica de negocio ( modulo)
- Acesso a banco de dados
Os aplicativos monolíticos são adequados para is mainframes
(computador de grande parte). Na programação monolítica a entrada do usuário ( lógica de apresentação), a lógica de negocio e acesso a banco de dados estão presentes em uma mesma camada (lugar). Podemos definir este tipo de aplicativos como aplicativos de uma camada.
3) Aplicativo em duas Camadas
A necessidade de compartilhar a lógica de acesso a dados entre vários usuários simultaneamente fez surgir o aplicativo em duas camadas.
Na estrutura de aplicativo em duas camadas a base de dados foi colocado em uma maquina especifica, separando a lógica de apresentação e de negocio de resto do aplicativo. Neste modulo o grande problema é o gerenciamento das versões pois a cada alteração o aplicativo precisava ser atualizado em todas as maquinas .
4) Aplicativo em três Camadas
Surgiu com o advento da internet. A ideia é que o usuário da web possa acessar os mesmos aplicativos sem ter que instalar estes aplicativos em sua maquina. A modelagem e oferece funcionalidade através dos métodos dos objetos.
A arquitetura MVC (modelo, visualização e controle) fornece uma maneira de dividir a funcionalidade envolvida na manutenção e apresentação dos dados de uma aplicação.
O modelo MVC