diversos
Antes de 4000 A.C. os homens das cavernas empregavam ouro, cobre, meteoritos ricos em ferro, sem fundí-los, para a confecção de pequenos artefatos metálicos, armas, objetos de adorno. Estes metais eram martelados até adquirirem a forma desejada e endurecerem (encruarem). Deste tempo até a atualidade os processos de conformação mecânica evoluíram muito.
Figura - artefatos metálicos
Por volta de 1890 teve início a industrialização. Ela é recente se comparada às épocas primitivas em que uma determinada forma de trabalho podia durar muitos anos sem aperfeiçoamento.
Surgiram as primeiras fábricas, dando início à fase industrial na história do homem. Com o desenvolvimento das indústrias, foi intensificada a utilização de novos materiais e de novos processos de fabricação.
Figura - Indústria no fim do século XVIII
São muitos os processos de fabricação, mas limitaremos apenas à conformação mecânica por estampagem.
Figura - Prensa para peças automotivas
A indústria metal-mecânica atual possui uma ampla diversidade de produtos, se analisarmos, em nossa volta praticamente todos os produtos industrializados utilizam aço em sua composição ou em seu processo de industrialização.
A produção de produtos metálicos utilizando chapas é muito ampla e diversificada, dispondo de vários processos produtivos, dentre eles o mais utilizado atualmente é a estampagem, que é basicamente realizada através de uma matriz e um punção acionado pela força da prensa dando o formato desejado à chapa plana. Os produtos são manufaturados através de processos industriais que visam uma produção maior com custo menor, tendo essa visão,o presente trabalho estuda o processo de estampagem e sua manutenção.
Figura - Pára-lamas automotivo e utensílios em geral
Importância
Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para fabricação de peças com