diversos
Centro de Educação Profissional de Ceilândia
Curso Técnico em Administração
Impostos
Daniella
Ceilândia, 22 de Outubro de 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Centro de Educação Profissional de Ceilândia
Curso Técnico em Administração
Daniella
Ceilândia, 22 de Outubro de 2012.
Sumário
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) 4
Como funciona a cobrança do ICMS. 5
Tabela do ICMS 6
ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) 7
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) 8
Referências 9
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)
O ICMS é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal. Tal imposto incide principalmente, sobre a circulação de mercadorias. Nesse caso, não importa se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado.
O imposto também incide sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior. O ICMS é regulamentado pela Lei Complementar 87/1996, a chamada ”Lei Kandir”. Cada Estado possui autonomia para estabelecer suas próprias regras de cobrança do imposto, respeitando as regras previstas na Lei.
O ICMS é um imposto acumulativo, ele incide sobre cada etapa da circulação de mercadorias separadamente. Em cada uma dessas etapas, deve haver a emissão de nota ou cupom fiscal. Isso é necessário devido ao fato de que esses documentos serão escriturados e serão através deles que o imposto será calculado e arrecadado pelo governo. Na maioria dos casos, as empresas repassam esse imposto ao consumidor, embutindo-o nos preços dos produtos. As mercadorias são tributadas de acordo com sua essencialidade. Assim, para produtos básicos, como