diversos
NOME: Júlia Maria B. Corrêa n° 17
NOME: Maria Julia Carneiro n° 28
TURMA: 9° ano A
COLÉGIO: Colégio Marista Paranaense
VALOR: 2,0
METAFORA Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
EXPLICAÇÃO: A imagem quer dizer que a faca é realmente afiada e compara com a língua da sogra que é conhecida por falar muitas verdades que podem ofender. Não que a língua da sogra seja afiada, mas por ter uma resposta sempre na ponta da língua, usa-se essa metáfora.
COMPARAÇÃO
Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. Exemplo: O meu coração está igual a um céu cinzento. O carro dele é rápido como um avião.
EXPLICAÇÃO: Na imagem a cima esta comparando o amor de uma pessoa pela outra a uma coisa que a pessoa realmente gosta.
METONÍMIA
É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma reação lógica.
EXPLICAÇÃO: Nessa imagem representa a marca pelo produto, onde as pessoas falam a marca em vez do produto. Ex: Qboa- Água Sanitária, quando alguém quer comprar este produto, não fala o real nome do material, mas sim, sua marca, pela qual ficou popularmente conhecida.
HIPÉRBOLE
Ocorre hipérbole quando há exagero de uma ideia, a fim de proporcionar uma imagem emocionante e de impacto.
EXPLICAÇÃO: Na imagem fala-se que a menina chorou rios, mas isso foi usado como um exagero para mostrar que ela realmente chorou muito.