Diversos
Biovir
Farmacodinâmica
A lamivudina e a zidovudina são análogos de nucleosídeos e potentes inibidores seletivos para os vírus HIV–1 e HIV–2. A lamivudina tem se mostrado altamente sinérgica com a zidovudina, inibindo a replicação do HIV em culturas celulares. A lamivudina-TP e zidovudina-TP são substratos e inibidores competitivos da transcriptase reversa do HIV. Entretanto, sua principal atividade antiviral é através da incorporação da forma monofosfato na cadeia do DNA viral, resultando na finalização da cadeia de ácido nucléico e interrupção do ciclo de replicação viral.
Farmacocinética
Absorção:
A lamivudina e a zidovudina são bem absorvidas pelo trato gastrintestinal o medicamento pode ser consumido com ou sem alimentação pois não ocorre alteração em seu mecanismo de ação.
Distribuição: Os dados demonstram que a lamivudina e a zidovudina penetram no sistema nervoso central (SNC) e alcançam o fluido cerebroespinhal. Podendo ser administrada por via oral e venosa
Metabolismo:
Da lamivudina é uma via de eliminação de menor importância. A lamivudina é predominantemente eliminada por excreção renal, como droga inalterada. A probabilidade de interações medicamentosas metabólicas com a lamivudina é pequena por seu pequeno grau de metabolização hepática.
Eliminação:
A meia-vida de eliminação observada para a lamivudina é de 5 a 7 horas. Em estudos